segunda-feira, 13 de outubro de 2014

HIBISCO


Nome vulgar: Hibisco-da-Síria, Rosa-de-Sarom

Nome botânico: Hibiscus syriacus

Origem: Originário da China e zonas da Ásia.

Descrição: Arbusto de crescimento rápido, forma colunar, muito ramificado, com folhas verde-escuras serrilhadas de forma irregular e flores vistosas, de pétalas simples ou dobradas ao longo dos ramos, cuja altura pode atingir aproximadamente 3 metros. 
 
Clima e Solo: Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. O hibisco-da-síria é tolerante ao frio e á geada. Também pode ser utilizada no litoral, pois tolera a salinidade do solo, mas a sua floração mais abundante é em lugares com clima de características tropicais.

Adubações mensais na primavera, verão e outono estimulam intensas florações e deixam a folhagem mais vistosa.

Podas de limpeza, formação e renovação são essenciais para esta espécie e devem ser realizadas no inverno. Quando usada como cerca-viva pode ser podada, diminuindo bastante a produção de flores. A distância entre plantas deverá ser de aproximadamente 0,50m, tanto em ornamentação ou cortina vegetal.
É usada com muito sucesso na arborização urbana, sendo plantada isolada, em conjunto ou em fileiras. É excelente como cerca-viva, sendo ao mesmo tempo rústica e florífera.

Floração: Encontram-se diversas variedades de flores, róseas, roxas, brancas ou azuis e várias combinações entre estas cores, exalam forte aroma nas noites de calor.
A época de floração prolonga-se de Maio a Setembro.

Variedades de flores existentes na Casa do Sargassal:

 






 






















Propagação: Pode ser feita por estacaria dos ramos, retirando-se parcialmente as folhas, as flores e os botões, colocando-se as estacas em areia de construção previamente lavada e húmida até o completo enraizamento, também por sementes. Eu uso este sistema, embora seja mais demorado obter plantas com algum porte.

Usos: Suas flores são consideradas como comestíveis e delas se pode fazer deliciosas saladas ou geleias. Das folhas também se faz um chá muito aromático. Li estes usos, aqui.
 
Curiosidades: A Coreia do Sul adotou o hibisco-da síria como flor nacional.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário