quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

AMENDOEIRA

  
Nome vulgar: Amendoeira
Nome botânico: Prunus dulcis
Fruto: A amêndoa é utilizada, normalmente, para fins culinários e terapêuticos. O óleo de amêndoa é também utilizado na cosmética.
Variedade apresentada: Ferraduel.
Outras: Ferragnés, Non Pareil, Davey, Selahriz e Lauranne.

Origem: A amendoeira, originária da Ásia Menor e Nordeste de África, cultivou-se desde a Antiguidade em volta do mar Mediterrâneo, habitando em lugares rochosos, bordos de estradas, limites de campos cultivados e terrenos de cultivo.

Clima e Solo: Relativamente ao clima, esta espécie resiste às fortes geadas de Inverno, às altas temperaturas de Verão e às secas prolongadas. Prefere os locais arejados, não devendo ser plantada em vales, mas em encostas abrigadas dos ventos frios. É sensível às geadas tardias da Primavera.
Floração: A floração, que ocorre normalmente entre Fevereiro e Abril, é anterior ao aparecimento da folhagem, originando uma paisagem muito típica e procurada pela sua beleza.
Colheita: As amêndoas são colhidas durante o mês de Setembro.
Propagação: Pode fazer-se através de sementes, alporque (vara ou ramo de planta que se mergulha na terra para criar raízes) ou por enxertia, sobre um porta-enxertos, a mais vulgar e com melhores resultados.
Composição nutricional: Cada 100g de amêndoas contém: 619kcal de energia, 4,9g de água, 21,6g de proteína, 56g de lípidos dos quais 34,5g monoinsaturados, 7,2g de hidratos de carbono, 12g de fibra, 855mg de potássio, 405mg de fósforo, 3,1mg de zinco, 259g de magnésio, 0,21mg de vitamina B1, 24mg de vitamina E.
(fonte:www.nestle.pt/BemEstar/Presentation/Nutricao/Alimentos.aspx?id=242)


Receita: Bolo de amêndoa
Ingredientes: 225 g de farinha de trigo, 100 g de açúcar amarelo, 2 colheres de sobremesa de açúcar baunilhado, 125 g de margarina vegana, 1/4 l de leite de soja, 75 g de amêndoa ralada, 1 colher de chá de fermento em pó.
Preparação: Misturar o açúcar, a margarina amolecida e o açúcar baunilhado. Juntar a farinha, o leite, a amêndoa e o fermento. Misturar bem e deita numa forma untada. Levar ao forno cerca de 40 minutos a 180º C. Esperar que arrefeça antes de desenformar e enfeita com amêndoa ralada.
fonte: (http://www.docesecompanhia.com/vegetarianas/sobremesas/bolos_tartes/bolo_amendoa.htm)

Curiosidades: Depois de um certo Inverno muito rigoroso, esgotadas todas as reservas de alimentos, andava um pobre Diabo, faminto, pelos campos, à procura de comida. Mas ainda não havia nada para comer, porque as árvores nem sequer tinham começado a florir, quanto mais dar fruto.
Até que o Diabo, finalmente, avistou uma árvore cheia de flores brancas e rosadinhas.- Ah! – Exclamou ele – ali está a minha salvação. Se é a primeira a dar flor, é também a primeira a dar fruto! Vou-me sentar ao toro e esperar pelo que há-de vir.
E se bem o pensou, melhor o fez, deitando-se a dormir, à espera que lhe caísse o fruto madurinho em cima. Estávamos em finais de Fevereiro, inícios de Março.
Passou um mês e... nada! Outro mês e... nada! Outro mês e... nada! Já as cerejeiras, as pereiras, as ameixieiras, as macieiras e todas as outras árvores tinham dado flores e tinham dado os seus frutos e o raio da amendoeira... nada!
Mas o Diabo era teimoso e continuou à espera. Só quando viu que o Verão estava a acabar e que ia passar outro Inverno cheio de fome, é que resolveu desistir e foi encher-se de figos a uma figueira.
Quando o viu partir, já em Setembro, é que a Amendoeira fez amadurecer o seu fruto, a Amêndoa. E ainda por cima fez com que a sua casca fosse bem dura, não fosse o Diabo voltar atrás e nela tentasse ferrar o dente.
É por isso que a amendoeira é a primeira a dar flor e a última a dar fruto. E é também por isso que dizem que a “Figueira é a árvore do Diabo”, porque lhe deu de comer, enquanto a Amendoeira é “a árvore que enganou o Diabo”.
(fonte: http//torre-moncorvo.blogspot.com/)

Sem comentários:

Enviar um comentário