sábado, 5 de maio de 2012

DAMASQUEIRO



Nome vulgar: Damasqueiro


Nome botânico: Prunus armeniaca

Fruto: O damasco, também chamado de abricó, abricô, abricoque, abricote, alberge, albricoque, alpece, alperce, alperche, fruto com forma esférica ou oval de cor amarelo-alaranjado.
Algumas variedades: Beliana, Bulida, Canino, Feriana, Paviot, Moorpark, Early Golden, Chinese, Moniqui, São José e Royal, entre outras.

Origem: O damasqueiro é originário da China (conhecida no norte do país desde 2000 a.C.), e da Sibéria, sendo introduzido na Itália cerca de 100 anos antes de Cristo, na Inglaterra, no século XIII e na América do Norte, em 1920.
Clima e Solo: O damasqueiro é uma espécie que pode ser cultivado nas regiões frias a temperadas, vegetando bem em diversos tipos de solo excepto os muito húmidos e compactados.
Propagação: Pode fazer-se através de sementes e por enxertia sobre porta-enxertos da mesma espécie, de pessegueiros, ameixeiras ou amendoeiras.

Floração: Geralmente entre Fevereiro e Março, ocorre antes do aparecimento das folhas.
Colheita: Fins de Junho e durante Julho.
Composição nutricional: Cada 100g de damascos contém: 0,8g de proteínas, 13,8g de hidratos de carbono, 0,6g de lípidos, 1,1g de fibras, 230µg de vitamina A, 10mg de vitamina C, 30mg de cálcio, 32mg de fósforo e 57kcal de energia.
Usos:  Na culinária é utilizado em doces, sumos e comido como fruto fresco ou seco. A nível medicinal, tem propriedades diuréticas, laxantes e calmantes.
Receita: Bolinhos integrais de chocolate e damasco
Ingredientes: 1 chávena (200ml) de farinha de trigo integral, 1 chávena (200ml) de aveia, 3/4 de chávena (200ml) de açúcar (amarelo), 1 colher de sopa de fermento em pó, 6 unidades de damasco picado, 100gr de chocolate meio amargo picado, 1 colher de margarina á temperatura ambiente, 2 ovos e leite até dar ponto de massa mole (cerca de 1/3 de xícara).
Confecção: colocar às colheradas em assadeira untada e enfarinhada, deixando uma boa distância entre os bolinhos. Assei em forno médio pré-aquecido até as bordas começarem a dourar. Deixar os bolinhos arrefecerem. Por cima, usar chocolate próprio para cobertura.

Curiosidades: Embora com mais calorias que os frescos, os damascos secos são considerados um dos melhores frutos para a saúde, pois constituem uma fonte concentrada e prática de nutrientes, tendo mesmo feito parte da dieta dos astronautas Americanos em alguns dos seus voos espaciais.
   

Sem comentários:

Enviar um comentário