sábado, 3 de agosto de 2013

MIRTILO

Este ano foram colhidos os primeiros mirtilos, na Casa do Sargassal, de momento são cinco as plantas existentes.
 




Nome vulgar: Mirtilo, também conhecido como arando, uva-do-monte ou blueberry. A planta pode alcançar 1 a 1,5 metros de altura.


Nome botânico: Vaccinium corymbosum (espécie nativa norte-americana que deu origem à maior parte dos arbustos de mirtilo híbridos que são cultivados, nos EUA e Canadá, Europa e Ásia, Austrália, Nova Zelândia, Argentina Chile e Uruguai.

 

Algumas variedades: Aurora, bluecrop, bluegold, bluejay, brigitta, chandler, darrow, drapper, duke, elisabeth, elliot, goldtraube, lateblue, misty, nelson, o´neal, ozarbue, patriot, spartan e toro.
 
Origem: O mirtilo é nativo da América do Norte e das regiões montanhosas dos EUA e Canadá.
 
Clima e solo: O mirtilo gosta de frio e, por isso, vive em regiões onde o inverno seja muito rigoroso. Durante a fase de repouso vegetativo, o frio é o factor mais importante e na fase vegetativa são a temperatura, a precipitação e a radiação solar.
No repouso vegetativo, para a planta ter um período suficiente de dormência, tem de passar, no mínimo, por 700 horas, a cerca de 7ºC.
Na fase vegetativa, as plantas são sensíveis aos ventos frios e tardios da primavera que ocorram após a abertura das flores. No verão temperaturas acima dos 30ºC podem ocasionar a morte das folhas.
O mirtilo é uma planta que gosta de sol. Os terrenos expostos a sul porque recebem uma maior incidência do sol estão menos sujeitos a geadas.
O mirtilo tem preferência pelos solos arenosos ou medianamente argilosos, não muito profundo.

 
Floração: A floração dá-se na primavera, as flores desenvolvem-se em cachos nas pontas dos ramos, os botões florais são os primeiros a brotar. As plantas de mirtilo são autopolinizadas, todavia, produzem melhor se a polinização for cruzada,  por isso dever-se-ão plantar duas ou mais cultivares.
Fruto: Mirtilo – é um fruto de excelência apreciado não só pelo sabor distinto e
equilibrado, mas também pelas inúmeras propriedades medicinais. É uma baga, cor azul cerosa, com uma estrela de cinco pontas na sua parte superior. O tamanho do fruto varia entre 7 e 12 milímetros de diâmetro, a sua pele é firme e a sua polpa é sucosa e aromática, de sabor agridoce.


Colheita: As folhas colhem-se na Primavera e secam-se à sombra em local seco e bem ventilado. Os frutos colhem-se no Verão.

Os principais produtores mundiais são: Canadá EUA, Chile, Uruguai, Argentina, África do Sul, Nova Zelândia, Inglaterra, Bélgica e Holanda. Em Portugal o local ideal é no vale do Rio Vouga. Sendo Sever do Vouga considerado o local que melhores condições reúne.

Propagação: O mirtilo propaga-se por semente no Outono ou por estaca no fim do Verão. A poda realiza-se na Primavera.

Na saúde: O mirtilo é um fruto conhecido pela sua riqueza em diversas vitaminas, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açucares, pectina, tanino, ácido cítrico, málico e tartárico. É o rei dos antioxidantes e o fruto da juventude. O mirtilo é aceite como uma planta medicinal, da qual se podem usar todas as partes da planta, as flores, as folhas, os frutos e até as raízes, mas o fruto é a parte que contém maior poder antioxidante.

O mirtilo supera os vegetais, é o fruto que contém mais antioxidantes, consistem num grupo de vitaminas, de minerais e de enzimas. O mirtilo não tem colesterol, a sua pele contém, tal como a uva vermelha, níveis significativos de resveratrol. O mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar as infeções no aparelho urinário. Estudos laboratoriais levaram a concluir que os mirtilos melhoram a memória e a coordenação motora afetada por doenças degenerativas, protegendo o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por Acão do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo. O mirtilo melhora a visão. Os mirtilos são ricos em fibra, o seu consumo ajuda a regular o trânsito intestinal e reduz as inflamações do aparelho digestivo.


Os Mirtilos têm no entanto algumas contra indicações. Devido ao alto teor em taninos não devem ser consumidos durante mais de 3 meses, nem folhas nem frutos, podendo causar irritação do estômago e intestinos, sobretudo se existirem problemas de gastrites ou úlceras.
 
Na alimentação: O mirtilo é excelente para acompanhar diversos pratos de caça e saladas. É muito apreciado em doces e sobremesas: tartes, semifrios, queques, mousse, bolos, pudins, crepes, gelados, iogurtes, biscoitos, marmelada e compotas.

Receita 1: Muffins com Mirtilos (fácil)
 
Ingredientes:125g de mirtilos, 200g de farinha, 1 colher de chá de fermento, 130g de açúcar mascavado, 200g de manteiga, 3 ovos, raspas de 1 tangerina.
Preparação: Bater a manteiga (temperatura ambiente) com o açúcar até ficar cremoso, depois colocar os ovos um a um e ir batendo, colocar as raspas da tangerina e por fim peneirar a farinha e o fermento. Misturar parte dos mirtilos e colocar em forminhas de papel, deixar alguns mirtilos para colocar por cima da massa. Levar ao forno durante 40m a 180º.

Receita recolhida aqui.
 
Receita 2: Mousse de mirtilo
Ingredientes: 1 pacote de natas, 150g de açúcar, 220g de mirtilos, 6 folhas de gelatina incolor.
Preparação: ponha a gelatina de molho em água fria. Lave os frutos e junte o açúcar, desfazendo tudo muito bem com a varinha mágica e acabe coando as grainhas num passador. Escorra a água da gelatina, dissolva-a no micro-ondas e misture-a ao puré de mirtilos. Bata as natas e envolva-as no preparado, transferindo-o em seguida para uma forma. Leve ao frigorífico durante 6 horas.
Receita recolhida aqui.
 
Curiosidades: Mirtilos bons para a memória
Os mirtilos, uma das maiores fontes de antioxidantes, podem ajudar a incrementar a memória dos mais velhos.
Um estudo, levado a cabo pela Universidade de Cincinnati e pelos Departamentos de Agricultura dos Estados Unidos da América e do Canadá, analisou um grupo de idosos com 70 ou mais anos com algumas perdas de memória, ao qual, durante dois meses, foram dados, por dia, dois copos e meio de sumo de mirtilos.
Os investigadores concluíram que estes idosos mostraram melhores resultados na aprendizagem e nos testes de memória, li
aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário