segunda-feira, 10 de outubro de 2011

AVELEIRA


Nome vulgar: Aveleira, Avelaneira e Avelãzeira

Nome botânico: Corylus avellana

Fruto: A avelã, tem um alto valor proteico e reduz os níveis de colesterol. Ajuda ao funcionamento do intestino e protege de doenças cardiovasculares. Diminui a absorção de glicose em diabéticos.
 





Variedade apresentada: Pertence ao género Corylus máxima, e é designada por “tubolosa” ou “purpúrea”.

Outras: Fertile de Coutard (Barcelona), Ronde Piemont, Ennis, Segorbe, Merveille Bollwiller, Buttler, Daviana, Grada de Viseu, Grossal (Gironella), Longue d’Éspagne, Pautet, Negreta, Gunslebert e Purpura.
 
Origem: Planta originária da Ásia Menor, de onde se expandiu por quase toda a Europa do Sul.

Clima e Solo: Planta bastante resistente ao frio, no entanto, devido a que a floração ocorre no inverno, devem evitar-se regiões com temperaturas inferiores a -10ºC.

Floração: De Dezembro a Janeiro, as flores, minúsculas e quase imperceptíveis, constam unicamente dos elementos reprodutores e se agrupam para formar os chamados amentilhos, semelhantes a réstias pendentes, os masculinos (esquerda), e eretas, os femininos (direita). 

Colheita: Setembro / Outubro

Propagação: Pode fazer-se através de sementes, alporque (vara ou ramo de planta que se mergulha na terra para criar raízes) e ainda por rebentos (filhos) que saem do chão junto ao pé da árvore.


Composição nutricional: Cada 100g de avelãs contém: 7.0g de água, 17.4g de proteínas, 62.6g de gordura, 7.2g de hidratos de carbono, 1.3g de minerais, 3.17g de celulose, 0.460mg de vitamina B1, 0.265mg de caroteno, 6.0mg de vitamina C e 682kcal.

Receita (vegetariana): Bolo de chocolate e avelãs

Ingredientes: 1 chávena de farinha de trigo integral, 1 chávena de avelãs picadas, 1 chávena de cacau, 5 colheres de sopa de açúcar mascavado, 3 colheres de sopa de óleo de girassol, 1 chávena de água morna, 1 barra de chocolate amargo.





Curiosidades: Na China, este fruto é cultivado há mais de 5 mil anos. Outrora acreditava-se que uma haste de aveleira em forquilha tinha poderes sobrenaturais. Os romanos descrevem as qualidades mágicas dos ramos desta planta para procurarem água no solo e detectar a presença de minerais preciosos.



2 comentários:

  1. Bom dia

    Gostaria de saber se a Casa do Sargassal possui algumas das variedades referidas no artigo anterior?

    Melhores cumprimentos

    Miguel Ramos

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde.
    Sou um "curioso" na agricultura, mas que gosta muito da natureza.
    Tenho vários pés da referida variedade, que lhe poderia oferecer. Mas como anónimo!!!
    Ao dispor. Cumprimentos.

    António Correia

    ResponderEliminar