terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

CODORNO




Codorno é o fruto do codorneiro, árvore de pequeno porte,

É uma pera, havendo quem o considere uma maçã.

Pera de inverno, de casca e polpa dura, a cor da casca é semelhante à da maça esperiega ou reineta. Peras, maças e marmelos integram a família.

Devido à textura dura da sua casca e polpa, são preferencialmente comidos cosidos ou assados (com a casca), a que se junta pau de canela e um pouco de açúcar ou ainda julgo o mais usual, preparado em calda de açúcar e vinho, iguaria muito apreciada na época de Natal, em muitas zonas do Minho.




São os primeiros codornos colhidos na Casa do Sargassal.

Em próxima oportunidade, um maior desenvolvimento sobre o codorneiro e o seu fruto, o codorno.

7 comentários:

  1. Descobri hoje este interessantíssimo blog, onde vim parar por causa dos codornos e do codorneiro, árvore muito interesante mas que me parece bastante desprezada. Tenho algumas na minha casa da aldeia, em Cabeceiras de Basto. Terá o autor do blog alguma ligação com essa lindíssima região?

    Melhores cumprimentos.

    Luís Carvalho (luis.azevedo.carvalho@gmail.com)

    ResponderEliminar
  2. Como poderei arranjar uma árvore para plantar? cumpts Ines Borges
    imbms1@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito difícil, senão impossível, arranjar hoje uma árvore de pera parda pronta para plantar. Penso que o melhor será arranjar um cavalo de marmeleiro e, se não o souber fazer, pedir a alguém que lhe faça um enxerto com material que poderá arranjar na área de Sintra, pedindo a quem ainda tem uma destas pereiras, cada vez mais raras.

      Eliminar
  3. Na região saloia, "pátria" da pêra parda (ou codorno), as pereiras atingem vários metros de altura e envergadura. Pelo menos por aqui não se lhe poderá chamar de pequeno porte, bem pelo contrário.

    ResponderEliminar
  4. Consulte os Viveiros Castromil em Paredes. Eles têm codorneiros. Eu vi o catálogo deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comprei uma árvore nos Viveiros Castromil que este ano já deu 10 codornos que plantei em Mondim de Bastos. A árvore, ainda pequena, está saudavel. Recomendo os Viveiros castromil.

      Eliminar
  5. Olá, Muito bom dia!

    Grata pela partilha. Precisava de arranjar codornos...quem desta casa os poderá vender?

    obrigada*

    ResponderEliminar