sexta-feira, 6 de novembro de 2015

ALECRIM

 
Nome vulgar: Alecrim
 
Nome botânico: Rosmarinus officinalis
 
Algumas variedades: existe uma variedade cujo nome é Rosmarinus officinalis prostratus, que também é usada como planta ornamental.
 
Ciclo de vida: Arbusto de folha persistente.
 
Origem: Região Mediterrânica, característica das zonas costeiras, rochosas e arenosas.
 
Clima e Solo: O alecrim gosta de calor, locais secos, não aguenta terrenos encharcados. Gosta de solos arenosos, embora com facilidade se adapte a outro tipo de solo, exceção os argilosos.
 
A folha: O alecrim apresenta folhas pequenas e duras sem pecíolo. Muito aromáticas as folhas, de cor verde escura na face superior e esbranquiçadas/prateadas na face inferior.
 
Propagação: Deve ser plantado de preferência na primavera ou verão. A propagação pode ser feita através do corte de um ramo novo com aproximadamente 10-15 cm, retirando-se algumas folhas da base e plantando directamente no solo, ou através de sementes, por este método a planta demora muito mais tempo para se desenvolver.
 
Floração: A floração dá-se na primavera/verão, se o clima for ameno pode florescer para além desses meses. A cor da flor é azul ou violeta claro, estão presentes na planta durante quase todo o ano.
 
Colheita: Apanhar em pequenas quantidades durante todo o ano. A colheita principal das folhas deve ser feita antes da floração.
 
Na culinária: Fresco ou seco, é muito apreciado na preparação de vários tipos de carne e batatas assadas. Em churrascos recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas, para perfumar a carne e espalhando o seu agradável odor no ambiente.
 
Na saúde: Planta aromática e medicinal; ramos, folhas e/ou flores são utilizadas em infusões, secas ou frescas. Tem grande número de aplicações medicinais e cosméticas. A medicina popular aconselha o alecrim como estimulante às pessoas atacadas de debilidade. A tosse pertinaz desaparecerá com infusões de alecrim, bem como ajuda as pessoas cujo estômago seja preguiçoso para digerir. É relaxante muscular, ativador da memória e fortalece os músculos do coração.
§ A informação aqui apresentada não deverá nem poderá ser seguido como substituto de consulta médica. Não se pretende aconselhar sobre como curar sintomas ou doenças. Consulte sempre o seu médico para aconselhamento sobre a sua alimentação e saúde. O objetivo desta informação é incentivar uma alimentação saudável.
 
Curiosidades: Segundo se diz o alecrim tem a propriedade de afugentar as pragas, assim todas as plantas perto de si estarão mais protegidas dessas mesmas pragas.
A flor do alecrim está associada à coragem e fidelidade. De igual forma, significa bom ânimo, confiança e espiritualidade. As suas flores transmitem um sentido de bem-estar e por esse motivo estão muitas vezes presente em reuniões familiares.
Os romanos designavam-no como rosmarinus que em latim significa orvalho do mar.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário