quarta-feira, 11 de junho de 2014

LARANJEIRA

 
Nome vulgar: Laranjeira
 
Nome botânico: Citrus sinensis
 
Fruto: A laranja, tem um sabor que varia do doce ao levemente ácido.
 
Algumas variedades: Existem muitas variedades que se diferenciam pelo sabor, rugosidade e tamanho. Alguns nomes, Baía, Dalmau, Navelate, Cadena, Jaffa, Sanguínea, New Hall, Bedemar e Valencia Late.
 
Origem: A laranja é um fruto híbrido, criado na India a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina, onde tinha o nome de nareng. O fruto, muito apreciado, acabou por se espalhar por toda a Ásia, chamando-se narang. A laranja doce é originária da China de onde foi trazida para a Europa no séc. XVI pelos portugueses.
 
Clima e Solo: Clima Continental, Mediterrânico, Oceânico, Tropical e solo fértil, profundo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares.

Propagação: A alporquia é um dos métodos mais antigos utilizados para a reprodução de plantas. O processo consiste em incentivar uma região próxima da extremidade de um caule principal ou de um ramo lateral a produzir raízes. Este processo deve ser realizado, no mês de Junho. Assim sendo, numa primeira fase deve cortar-se aproximadamente 5 cm de casca. Retira-se a casca e raspasse a zona com uma navalha até ficar com a cor esbranquiçada. Seguidamente coloca-se um recipiente - um garrafão de plástico, por exemplo - cortado a meio apenas num dos lados e enche-se de terra húmida.
                                            
A enxertia é outro dos métodos de propagação. 
 
Floração: Abril / Maio

Colheita: Conforme as variedades a colheita prolonga-se por um período que se inicia no princípio do mês de Outubro e termina no mês de Junho.
 
Composição nutricional:
 
 
Receita: Bolo de laranja e sultanas
Ingredientes: 500g de farinha de trigo branca, 350g de açúcar amarelo, 1 chávena de óleo, 300ml de água fria, 1 chávena de sumo de laranja, sultanas q.b., 1 colher de chá de fermento em pó, raspa de laranja q.b., uma pitada de sal e 1 colher de chá de vinagre.
 
Curiosidades: As laranjas doces são denominadas «portuguesas» em vários países da zona dos Balcãs. Na Grécia é «portokali», na Turquia «portokal», na Roménia «portocala», na Itália «portogallo».