terça-feira, 29 de dezembro de 2020

LIMOEIRO

 


Nome vulgar: Limoeiro

Nome botânico: Citrus Limon

Fruto: limão, a sua cor pode ir de verde-escuro a amarelo. Com o seu sumo, preparam-se refrigerantes, molhos e aperitivos. Da sua casca é retirada uma essência aromática muito usada em perfumaria.

Variedades: existem cerca de 70 variedades de limão, de entre elas, limão-galego, limão-lunário, limão-siciliano, limão-eureka, limão-cravo, limão-vila franca e limão tahiti.

Origem: trazido da Pérsia pelos conquistadores árabes, disseminou-se na Europa. Há relatos de limoeiros cultivados em Génova em meados do século XV bem como referências à sua existência nos Açores em 1494.
Séculos mais tarde, em 1742, os limões foram utilizados pela marinha britânica para combater o escorbuto, mas apenas em 1928 se obteve a ciência sobre a substância que combatia tal doença, batizado ácido ascórbico ou vitamina C.


Clima e Solo: solo arenoso e bem adubado, de preferência em regiões de clima quente ou temperado sob sol pleno.

Propagação: reproduz-se por estacas de galhos, por sementes, que requerem solo leve, fértil e bem arejado, em local ensolarado e protegido dos ventos, e principalmente por enxertia.

Floração: durante todo o ano, em inúmeras variedades.

Colheita: Todo o ano, embora em maior quantidade entre maio e agosto.


Composição nutricional:


Receita:
Tarte de Limão

Ingredientes
para a massa - 250g de farinha de trigo, 100g de margarina vegetal, 1/2 chávena de água, 1 pitada de sal; para o recheio - 75g de margarina vegetal, 2 colheres de sopa de amêndoas picadas, 200g de açucar amarelo, 1 limão, 1 colher de sopa de farinha de trigo.
Preparação:
preparar a massa misturando ligeiramente os ingredientes. Estender a massa e colocá-la numa forma untada. Para o recheio misturar a margarina, as amêndoas picadas finamente, o açúcar, a raspa e o sumo do limão e farinha. Mexer bem até se obter um creme liso e aveludado. Se for necessário juntar um pouco de água. Colocar a mistura na tarteira e levar ao forno cerca de 40 minutos.

Fonte: (http://www.centrovegetariano.org/receitas/Cat-124-Bolos%252C%2BTortas%2Be%2BTartes.html)


Curiosidades: o vinagre e o limão são meio cirurgião (provérbio).

Sem comentários:

Enviar um comentário